Drama,  Salgados

Corações em Conflito & Almôndegas de Frango com Catupiry

Mammoth (título original) é um filme de 2009 do diretor suéco Lukas Moodysson, o mesmo de Para sempre Lilyla (que é um filme pra lá de difícil de ser digerido). Ele foi filmado em Nova York, Bangcok e Tailândia.

Gael Garcia Bernal é Leo Vidales, um gênio da informática que cria jogos e é casado com Ellen, vivida pela nossa querida Michelle Williams. Os dois tem uma filha, Jackie, que está com 10 anos, tem uma mente criativa e é uma criança super carismática. Essa pequena família vive em uma aconchegante apartamento em Nova York e tem a ajuda eficaz da babá Glória (Marife Necesito), uma filipina que veio trabalhar nos Estados Unidos, deixando os filhos pequenos com a mãe, que vive nas Filipinas.

2009_mammoth_005

No início do filme, Leo embarca em uma viagem para Bangkok, onde assinará um contrato milionário de venda de um de seus jogos. Como todo gênio, não se adapta muito as tratativas comerciais e a incomodação dele com a parte burocrática da coisa é nítida.

Enquanto isso, Ellen desempenha sua profissão de médica na emergência de um hospital em NY. Trabalhando sempre a noite, ela é obrigada a dormir de dia, o que nem sempre é uma tarefa fácil, já que a vida acontece mesmo à luz do sol.

Devido a essas circunstancias a filha, Jackie, passa mais tempo com a babá do que com os próprios pais. A garotinha, que é uma apaixonada por Astronomia, também divide o tempo querendo aprender a língua do país de origem de sua então companheira de todas as horas Glória.

mammoth1

O diretor deixa claro algumas considerações sobre a vida, como a questão dos pais que trabalham demais e acabam tendo que deixar seus filhos sob o cuidado de outras pessoas. E essas outras pessoas, geralmente tem também filhos, que ficam com outras, para que elas possam trabalhar e garantir o sustento dos mesmos.

Glória que tem dois filhos pequenos, deixados por ela com a avó, do outro lado do oceano, sofre tanto quanto Ellen, que passa mais tempo no hospital do que com a filha.

Questões duras são retratadas no longa, como a prostituição infantil na Ásia, o abuso de poder das indústrias, a dor de pais e mães que são separados de seus filhos diariamente. É um filme para se pensar.

Moodysson trata com muita segurança essas dores universais, ao mesmo tempo que coloca Leo em uma prova de fogo durante sua viagem, será que ele realmente está levando a vida de um modo certo? Será que viver em uma selva de pedra é o que ele quer? A família, as responsabilidades, o amor, será que resistirão às questões que são levantadas no momento que ele se sente realmente livre?

Jan Nicdao

Vale a pena trabalhar tanto para conseguir um nível de vida melhor e, por outro lado, se ver longe da família, perdendo momentos importantes que passam e a pessoa nem viu? Ou ainda, sofrer um afastamento de identidade e apego pela falta de convivência que a vida atribulada gerou?

mammoth3

Bom, assistam o filme e tirem suas próprias conclusões e renderá boas discussões internas para pais sobre a educação de seus filhos e o tempo que dispensam para a vida em família.
Hoje eu trago aqui para acompanhar o filme Almôndegas de Frango com recheio de Catupiry, mas por que? Porque eu acho que almôndegas tem todo um apelo familiar, é comfort food de alto grau e faz com que a gente se sinta mais em casa, mais próximos e felizes.

almondega-frango

Almôndegas de Frango com Catupiry

Preparo: 45 min
Serve: 2

Ingredientes

  • 1 peito de frango médio
  • 1 cebola pequena
  • 1 dente de alho
  • Pimenta do reino a gosto
  • Sal a gosto
  • 10 folhas de manjericão
  • 2 colheres de azeite de oliva
  • Requeijão Catupiry (pode usar algum outro tipo de requeijão que seja mais denso, cream cheese ou mesmo pedacinhos de qualquer outro queijo que derreta)

Modo de Fazer

  1. Coloque no processador o peito de frango, triture um pouco. Em seguida coloque a cebola, o alho, o sal e a pimenta. Bata mais um pouco até que tudo fique unido. Junte o azeite de oliva e bata mais um pouco para incorporar. Com as mãos úmidas (é mais fácil, pq assim não vai grudar) pegue um pouco da mistura e abra um pequeno círculo. Coloque um pouco de catupiry e feche a bolinha. Leve ao forno em uma forma untada com azeite de oliva, por uns 20 minutos, em fogo médio. Rende mais ou menos 20 almôndegas, dependendo do tamanho. Espero que gostem =).

A dona da cozinha.

Um comentário

  • Dai

    Eu vi o Para Sempre Lylia em 2004, até hoje ainda sinto o soco no estômago, filme forte, doloroso.
    Este parece ser igualmente questionador. E que belo casal! E nossa querida Michelle Williams, quase uma amiga de infância, rs. Ah, adoro as associações que vc faz entre a comida e a temática, pois não são nada óbvias. Beijocas, amiga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook